A Nenê de Vila Matilde em mais um voo altaneiro pousou na Bahia de São Salvador, a missão levar Faraó Bahia ao encontro dos seus.

Este enredo com tanta carga histórica e potente não poderia seguir sem as bênçãos de todos os santos, griôs e ancestrais de uma Bahia que pulsa carnaval, alegria e empoderamento negro.
Márcio Telles (diretor artístico, @odara.telles ) e Fábio Gouveia (carnavalesco, @_fabiogouveia) levaram aos pilares da cultura Baiana toda história, fotos, imagens e mensagens de um enredo em que a Nenê aposta para voltar ao grupo especial.
Estiveram com importantes líderes, pessoas que vão além da festividade carnavalesca, guardam em si os saberes e axés de anos à frente de entidades de transformação humana.
Estiveram no berço do @Ilêaiyê juntamente com Vovô e toda sua diretoria, onde tiveram acesso a todo patrimônio histórico e social.
Na casa do @olodum, berço do enredo, estiveram com @ritacastro01 e @jjrodrigues_oficial líderes a frente deste movimento forte e preciso chamado Olodum, João Jorge presidente hoje da Fundação Palmares enfatizou a importância da Nenê para a cultura brasileira, para os projetos que os unem e relembrou dos laços de afetividade entre as duas entidades.
Sobre as bênçãos da paz pediram licença e foram também recebidos pelo presidente @gilsoney_de_oliveira e toda diretoria dos @gandhyoficial, foi um momento muito importante no reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela Nenê de Vila Matilde, o presidente ainda relatou a importância e obrigações de lutar pela defesa da cultura nacional.
Ainda nessas andanças visitaram a já matildense @negrajho uma das maiores personalidades baianas que se juntará a uma comitiva dessas entidades para desfilar conosco.
Como quem tem fé vai a pé, a missão foi seguir as festividades do Bonfim que iniciou na Igreja Nossa Senhora da Praia com líderes religiosos, o governador da Bahia Jeronimo Rodrigues (@jeronimorodriguesba) e o prefeito de Salvador Bruno Reis (@brunoreisba), além de diversas outras lideranças da cidade. Após os atos na igreja, seguiram com o cortejo junto aos diretores dos Filhos de Gandhy, e nesta demonstração de fé, subiram a colina sagrada e lá renovaram os pedidos de sucesso e felicidade para nossa querida Nenê.
Foi possível ainda conhecer e estar com um dos maiores percussionista da Bahia, Jair Rezende (@lactomia) que os recebeu de braços abertos em sua associação (Alas – Associação Lactomia Ação Social) de formação e inclusão social e artísticas dos moradores do Candeal, reduto este que respira e ensina música, profissionaliza e potencializa talentos.
No encerramento da visita, nessa manhã de sexta-feira, estiveram com @ruthbuarque, responsável pelo projeto e escola Pracatum(@pracatum), obra está presidida por Carlinhos Brown (@carlinhosbrown) vale ressaltar o momento incrível, e que mulher potente.
Foram poucos dias de ações para levar a grandeza da Nenê até eles, e com toda certeza saíram de lá com grandes laços de afeto e parcerias.
Axé Bahia, axé Nenê, muito obrigado a todos que puderam nos receber com tanto carinho e respeito.

 

Carnaval 2023- Enredo “FARAÓ BAHIA.” desenvolvido por Fabio Gouveia e Marcio Telles a agremiação  abrira a noite de desfiles no  Domingo (19 de fevereiro) pelo Grupo de Acesso I.

Apresentação.
O enredo para 2023, propõe uma imersão na cultura musical e religiosa afro-baiana a partir da trajetória de grupos e entidades culturais da cidade de Salvador, seus grandes líderes negros e suas comunidades pretas. Um olhar sobre a sociedade, identidade, negritude, racismo, intolerância, história e arte.
Nossa viagem a este místico lugar tem como principal fio condutor a música Faraó – Divindade do Egito, sem dúvida, configura-se como um dos grandes sucessos da música baiana, com grande relevância a letra faz menção a vários aspectos da história do Egito Antigo, dentre eles podemos destacar a mitologia, religião, arquitetura e a política, bem como, constrói uma relação da cultura egípcia com a história afro-brasileira, em especial na Bahia.
Este hino de resistência intelectual abre o pensamento Negro para cantar em forma de protesto suas lutas.
Resistir sempre!
Resistir é ter nossa história contada por nós mesmos, o que antes era negada e silenciada, pois o carnaval é e sempre será um dos palcos para manifestações, lugar de alegria e empoderamento de pensadores e intelectuais desta festa popular.
A música peculiar baiana, o som dos tambores ancestrais, o toque do Olodum, o chamado do Ilê Aiyê, se fundem a nossa Nenê de Matilde que se debruça diante de seus Deuses e vê nos búzios, a mensagem que abre caminho para cantar teu povo.
Afirmamos sua importância e participação no processo de resistência e luta contra o embranquecimento cultural e o racismo estrutural, o colorismo e tantas outras agressões contra nossos irmãos.
A história do Carnaval brasileiro, as lutas dos povos e ditas minorias passam pela Nenê, ela é e sempre será a porta voz de todos nós.
“Salvador negritude em redenção
Minha águia anuncia
Clamor de alegria, na velha Bahia que satisfação
Venha ver o povo Negro, vem dançar
Cantos de libertação soam no ar
O tambor se manifesta, na ladeira do pelô a minha vila faz a festa”.
(Nenê 2006 Mamma Bahia. Compositores Santaninha/ Baby/ Rubens Gordinho/ Clóvis/ Teco/ Juninho/ Rafael E Renato)
Referência: https://www.professorborges.com.br/
Enredo: Fábio Gouveia e Márcio Telles.
Colaboradores: Sérgio Cardoso e Sérgio Santos.

#nenedevilamatildeoficial,#faraobahia,#carnaval2023

Assessoria de imprensa: @eliza_codici

#faraobahia
#carnaval2023
#nenedevilamatildeoficial