Acadêmicos do Tucuruvi define Sambas Finalistas para o Carnaval 2025. Confira!!!!!

Acadêmicos do Tucuruvi Define Sambas Finalistas para o Carnaval 2025

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi já selecionou os sambas finalistas que concorrerão para se tornar o hino oficial do enredo “Assojaba – A Busca do Manto”, desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves. As parcerias de número 02, 03, 13 e 77 chegaram à grande final, que ocorrerá no próximo domingo, 4 de agosto.

Processo Seletivo

No concurso deste ano, a agremiação da Cantareira recebeu nove sambas. Após duas apresentações na quadra, foram selecionadas quatro obras finalistas. Rodrigo Delduque, vice-presidente da escola, expressou satisfação com a qualidade das composições e fez um balanço positivo da disputa.

“A nossa disputa desse ano foi muito aguardada. Tivemos um verdadeiro hino no último carnaval e precisávamos manter o mesmo nível. Temos quatro obras na final que podem representar muito bem o nosso enredo e isso nos deixa muito satisfeitos. Nossa diretoria terá uma grande missão na escolha”, afirmou Delduque.

Detalhes da Grande Final

A grande final da disputa ocorrerá no dia 4 de agosto, a partir das 18 horas, na quadra da escola, localizada na Avenida Mazzei, 722 – Vila Mazzei. A entrada é franca, permitindo que todos possam participar e torcer pelos seus sambas favoritos.

Parcerias Finalistas

  • Samba 2: Compositores: Edmilson Silva, Sandro Neves, Rick RGR, Biel Gomes e Renato William.
  • Samba 3: Compositores: Macaco Branco, Prof. Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcelo, Denis Moraes e Marcelo Faria.
  • Samba 13: Compositores: Lico Monteiro, Leandro Thomaz, Marcelo Lepiane, Ian Ruas, Richard Valença, Jefferson Oliveira, Lucas Macedo, João Perigo, Cabeça do Ajax, Gigi da Estiva, Miguel Dibo e Telmo Augusto.
  • Samba 77: Compositores: Bruno Giannelli, Turko, Cláudio Russo, Zé Paulo Sierra, Silas Augusto, Luis Jorge, Dr. Elio, Fábio Souza, Rafa do Cavaco e Rodrigo Peu.
Abaixo compacto com a apresentação dos quatro sambas finalistas:
Fotos Renato Cipriano

Carnaval 2025 Enredo “Assojaba – A busca pelo manto” desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves, assim como do pesquisador do enredo Vinicius Natal.

No carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi cantará o manto Tupinambá no Anhembi. Usado por aqueles que detém a honra e o poder, o manto representa a força dos ancestrais indígenas que habitam cada brasileiro. Afinal, todos nós devemos conhecer a nossa história e reverenciar os verdadeiros donos dessa terra.
Era o manto um dos principais símbolos de força e respeito dos mais velhos, dos chefes e dos momentos cerimoniais. Vestir o manto era a certeza de que a humanidade estava em plena conexão com os encantados e, assim, a vida seguia em comunhão com o sagrado natural. Sabedoria trançada pelas mãos de sábias mulheres, o manto é a própria a ancestralidade que habita em cada um de nós.E foi exatamente por ser tão valioso que foi levado para a Europa na época da colonização. Utilizado como objeto exótico – o que para o branco é mero enfeite, para nós é sagrado – serviu de fetiche e presente entre cortes europeias durante muito tempo. O manto resistiu, pois nossa história não se apaga, assim, tão facilmente. Somos poder. Somos resistência. Escutamos o chamado do manto e é ele quem decidiu voltar e contar a sua própria história.

Relembre o Carnaval 2024
No Carnavalsp de 2024 pelo Grupo especial, a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi  entrou em cena como a Sétima agremiação a se apresentar no sambódromo do Anhembi na noite de 10.02.2024. Com o enredo “IFÁ”  desenvolvido pelos carnavalescos Yago Duarte e Dione Leite, e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.
A Agremiação ficou em 7º lugar com 269,4 pontos

Clique no link abaixo para rever as fotos do desfile

Acadêmicos do Tucuruvi- Desfile Grupo Especial- 10.02.2024