A Arte do Carnaval estreia nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro ,34 shows inéditos das agremiações filiadas à Liga-SP chega ao YouTube no período de Carnaval, com transmissão gratuita

Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP
Projeto com 34 shows inéditos das agremiações filiadas à Liga-SP chega ao YouTube no período de Carnaval, com transmissão gratuita
A iniciativa sociocultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para destacar e valorizar uma das maiores manifestações culturais populares brasileiras.
Veja abaixo a publicação do Depto de comunicação da Liga
Projeto com 34 shows inéditos das agremiações filiadas à Liga-SP chega ao YouTube no período de Carnaval, com transmissão gratuita

 Nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, “A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo” chega ao YouTube São 34 shows inéditos, produzidos pelas agremiações filiadas à Liga-SP, com conteúdos, histórias, depoimentos e entrevistas sobre os aspectos do Carnaval, que recebeu o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo em fevereiro de 2020. A iniciativa sociocultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo é uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para destacar e valorizar uma das maiores manifestações culturais populares brasileiras.

Programação

Os episódios estreiam no canal oficial da Liga-SP nos dias em que aconteceriam os desfiles no sambódromo do Anhembi, antes do adiamento do Carnaval SP 2022. Na sexta-feira (25), sete shows serão disponibilizados ao público: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real. No sábado (26), estreiam Vai-Vai, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde. Já no domingo (27), mais oito episódios entram no ar: Morro da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Mocidade Unida da Mooca, Independente Tricolor, Estrela do Terceiro Milênio, X-9 Paulistana, Leandro de Itaquera e Pérola Negra. Na segunda-feira (28), os shows de Brinco da Marquesa, Camisa 12, Uirapuru da Mooca, Primeira da Cidade Líder, Unidos de Santa Bárbara, Torcida Jovem, Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche, Imperador do Ipiranga, Amizade Zona Leste, Tradição Albertinense e Dom Bosco de Itaquera serão disponibilizados, totalizando 34 conteúdos inéditos em quatro dias de Carnaval.

 

Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP

Sobre o projeto

“A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo” é um projeto pensado para enaltecer as práticas carnavalescas, registradas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, pelo Condephaat, em fevereiro de 2020. As tradições, ritos e expressões artísticas que resultam nos desfiles — e as que não são evidenciadas na avenida, também — fazem parte da identidade cultural do estado e criam relações de pertencimento nas comunidades.

 

Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP

A iniciativa da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O conteúdo alia depoimentos dos sambistas e lideranças das escolas de samba, gravados nas quadras, com os shows, gravados na Fábrica do Samba, na Barra Funda. A estrutura foi montada no espaço onde as agremiações reciclam os materiais das alegorias para serem reutilizados no Carnaval seguinte, evidenciando uma das práticas de preocupação ambiental das escolas de samba que não são vistas ou televisionadas durante os desfiles e tornam o Carnaval sustentável, evitando o descarte incorreto e irresponsável dos insumos.

Acessibilidade

Todos os 34 shows são inclusivos e têm tradução para Libras, a linguagem brasileira de sinais.

Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP

Exibição

“A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo” é disponibilizado gratuitamente para os componentes das agremiações, amantes do samba paulistano e sociedade em geral, para democratizar o conhecimento sobre uma das maiores manifestações culturais populares do Brasil. Acesse o canal da Liga-SP no YouTube através deste link para ter acesso.