Acadêmicos do Tucuruvi informa que o carnavalesco Yago Duarte não fará mais parte de seu elenco para o Carnaval 2025.

A Acadêmicos do Tucuruvi surpreendeu seus foliões e seguidores ao compartilhar, através de suas redes sociais, que o carnavalesco Yago Duarte não fará mais parte de seu elenco para o Carnaval 2025. Em um comunicado oficial, a agremiação da Cantareira expressou sua gratidão pelo tempo em que Duarte esteve à frente do desenvolvimento de seus desfiles e desejou sucesso em seus próximos passos profissionais.
“A Acadêmicos do Tucuruvi agradece o carnavalesco Yago Duarte pelo tempo em que esteve conosco e informa que o mesmo não seguirá em nossa equipe para o Carnaval 2025. Desejamos sucesso em sua trajetória”, afirmou o comunicado.
Com essa decisão, a responsabilidade pelo desenvolvimento do enredo “Assojaba – A busca pelo manto”, que trata da jornada em busca do manto Tupinambá, com valor artístico e simbólico significativo para a memória indígena no Brasil, ficará a cargo dos carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves, com pesquisa de Vinicius Natal.
Além disso, o processo criativo contará com o importante apoio da liderança Glicéria Tupinambá, agregando ainda mais profundidade e autenticidade à narrativa que será apresentada pela Tucuruvi no próximo desfile.
Até o momento, a diretoria da escola não divulgou se outro profissional será contratado para integrar a equipe criativa. No entanto, o compromisso e a dedicação dos  carnavalescos e da equipe envolvida prometem trazer à avenida um desfile marcante, que não apenas entreterá, mas também celebrará a rica história e cultura do povo Tupinambá, bem como sua luta pelo reconhecimento e retorno ao seu local de origem.

Carnaval 2025 Enredo “Assojaba – A busca pelo manto”

No carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi cantará o manto Tupinambá no Anhembi. Usado por aqueles que detém a honra e o poder, o manto representa a força dos ancestrais indígenas que habitam cada brasileiro. Afinal, todos nós devemos conhecer a nossa história e reverenciar os verdadeiros donos dessa terra.
Era o manto um dos principais símbolos de força e respeito dos mais velhos, dos chefes e dos momentos cerimoniais. Vestir o manto era a certeza de que a humanidade estava em plena conexão com os encantados e, assim, a vida seguia em comunhão com o sagrado natural. Sabedoria trançada pelas mãos de sábias mulheres, o manto é a própria a ancestralidade que habita em cada um de nós.


E foi exatamente por ser tão valioso que foi levado para a Europa na época da colonização. Utilizado como objeto exótico – o que para o branco é mero enfeite, para nós é sagrado – serviu de fetiche e presente entre cortes europeias durante muito tempo. O manto resistiu, pois nossa história não se apaga, assim, tão facilmente. Somos poder. Somos resistência. Escutamos o chamado do manto e é ele quem decidiu voltar e contar a sua própria história.

Relembre o Carnaval 2024
No Carnavalsp de 2024 pelo Grupo especial, a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi  entrou em cena como a Sétima agremiação a se apresentar no sambódromo do Anhembi na noite de 10.02.2024. Com o enredo “IFÁ”  desenvolvido pelos carnavalescos Yago Duarte e Dione Leite, e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.
A Agremiação ficou em 7º lugar com 269,4 pontos

Click no link abaixo para ver todas as fotos:

 

#AcadêmicosDoTucuruvi,#Carnaval2024, #Carnaval2025, #Feijoada, #Enredo,