Confira enredo da Nenê de Vila Matilde para o carnaval de 2023

Nenê de Vila Matilde anuncia enredo para o Carnaval de 2023.O enredo para 2023, propõe uma imersão na cultura musical e religiosa afro-baiana a partir da trajetória de grupos e entidades culturais da cidade de Salvador, seus grandes líderes negros e suas comunidades pretas. Um olhar sobre a sociedade, identidade, negritude, racismo, intolerância, história e arte.
A Nenê anuncia…
FARAÓ BAHIA.
“Despertai-vos
Para a cultura egípcia no Brasil
Ao invés de cabelos trançados
Veremos turbantes de Tutankhamon
E as cabeças
Se enchem de liberdade
O povo negro pede igualdade
Deixando de lado as separações”
Música de Luciano Gomes 1987.
Apresentação.
O enredo para 2023, propõe uma imersão na cultura musical e religiosa afro-baiana a partir da trajetória de grupos e entidades culturais da cidade de Salvador, seus grandes líderes negros e suas comunidades pretas. Um olhar sobre a sociedade, identidade, negritude, racismo, intolerância, história e arte.
Nossa viagem a este místico lugar tem como principal fio condutor a música Faraó – Divindade do Egito, sem dúvida, configura-se como um dos grandes sucessos da música baiana, com grande relevância a letra faz menção a vários aspectos da história do Egito Antigo, dentre eles podemos destacar a mitologia, religião, arquitetura e a política, bem como, constrói uma relação da cultura egípcia com a história afro-brasileira, em especial na Bahia.
Este hino de resistência intelectual abre o pensamento Negro para cantar em forma de protesto suas lutas.
Resistir sempre!
Resistir é ter nossa história contada por nós mesmos, o que antes era negada e silenciada, pois o carnaval é e sempre será um dos palcos para manifestações, lugar de alegria e empoderamento de pensadores e intelectuais desta festa popular.
A música peculiar baiana, o som dos tambores ancestrais, o toque do Olodum, o chamado do Ilê Aiyê, se fundem a nossa Nenê de Matilde que se debruça diante de seus Deuses e vê nos búzios, a mensagem que abre caminho para cantar teu povo.
Afirmamos sua importância e participação no processo de resistência e luta contra o embranquecimento cultural e o racismo estrutural, o colorismo e tantas outras agressões contra nossos irmãos.
A história do Carnaval brasileiro, as lutas dos povos e ditas minorias passam pela Nenê, ela é e sempre será a porta voz de todos nós.
“Salvador negritude em redenção
Minha águia anuncia
Clamor de alegria, na velha Bahia que satisfação
Venha ver o povo Negro, vem dançar
Cantos de libertação soam no ar
O tambor se manifesta, na ladeira do pelô a minha vila faz a festa”.
(Nenê 2006 Mamma Bahia. Compositores Santaninha/ Baby/ Rubens Gordinho/ Clóvis/ Teco/ Juninho/ Rafael E Renato)
Enredo: Fábio Gouveia e Márcio Telles.
Colaboradores: Sérgio Cardoso e Sérgio Santos.