Fábio Sorriso deixa cargo de coreógrafo de comissão de frente da Nenê de Vila Matilde

Fábio Sorriso publicou através de suas redes sociais seu desligamento do cargo de coreografo da Nene de Vila Matilde por motivos de uma questão pessoal que está ligada aos seus  sonhos e projeções de vida particular. Confira a nota abaixo:

;

Carnaval 2023- Enredo “FARAÓ BAHIA.”

 

Apresentação.
O enredo para 2023, propõe uma imersão na cultura musical e religiosa afro-baiana a partir da trajetória de grupos e entidades culturais da cidade de Salvador, seus grandes líderes negros e suas comunidades pretas. Um olhar sobre a sociedade, identidade, negritude, racismo, intolerância, história e arte.
Nossa viagem a este místico lugar tem como principal fio condutor a música Faraó – Divindade do Egito, sem dúvida, configura-se como um dos grandes sucessos da música baiana, com grande relevância a letra faz menção a vários aspectos da história do Egito Antigo, dentre eles podemos destacar a mitologia, religião, arquitetura e a política, bem como, constrói uma relação da cultura egípcia com a história afro-brasileira, em especial na Bahia.
Este hino de resistência intelectual abre o pensamento Negro para cantar em forma de protesto suas lutas.
Resistir sempre!
Resistir é ter nossa história contada por nós mesmos, o que antes era negada e silenciada, pois o carnaval é e sempre será um dos palcos para manifestações, lugar de alegria e empoderamento de pensadores e intelectuais desta festa popular.
A música peculiar baiana, o som dos tambores ancestrais, o toque do Olodum, o chamado do Ilê Aiyê, se fundem a nossa Nenê de Matilde que se debruça diante de seus Deuses e vê nos búzios, a mensagem que abre caminho para cantar teu povo.
Afirmamos sua importância e participação no processo de resistência e luta contra o embranquecimento cultural e o racismo estrutural, o colorismo e tantas outras agressões contra nossos irmãos.
A história do Carnaval brasileiro, as lutas dos povos e ditas minorias passam pela Nenê, ela é e sempre será a porta voz de todos nós.
“Salvador negritude em redenção
Minha águia anuncia
Clamor de alegria, na velha Bahia que satisfação
Venha ver o povo Negro, vem dançar
Cantos de libertação soam no ar
O tambor se manifesta, na ladeira do pelô a minha vila faz a festa”.
(Nenê 2006 Mamma Bahia. Compositores Santaninha/ Baby/ Rubens Gordinho/ Clóvis/ Teco/ Juninho/ Rafael E Renato)
Referência: https://www.professorborges.com.br/
Enredo: Fábio Gouveia e Márcio Telles.
Colaboradores: Sérgio Cardoso e Sérgio Santos.

 

Carnaval 2022

A Nenê fez uma reedição do Carnaval de 1997, com o enredo “Narciso Negro”, do carnavalesco Fábio Gouveia, onde se sagrou Campeã do Acesso e com isso tem a missão de abrir os desfiles do Grupo de Acesso 1 no no carnaval de 2023.
Clique no link abaixo para rever as fotos do desfile oficial e do desfile das campeãs do carnaval 2022 da Nene de Vila Matide
Desfile oficial: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4440182919416951&type=3
Desfile das Campeãs: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4473952969373279&type=3