Fábrica do Samba recebe exposição carnavalesca sobre o Bicentenário da Independência do Brasil.

Foto: Leon Rodrigue/Secom/PMSP

Com investimento do Governo do Estado de São Paulo, Fábrica do Samba recebe exposição carnavalesca sobre o Bicentenário da Independência do Brasil. Organizada pela Liga-SP, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a instalação tem visitação gratuita e vai até dezembro de 2022

 A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia a abertura da exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”. A mostra tem como objetivo integrar as escolas de samba e o Carnaval às manifestações culturais paulistas comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil. Projeto tem um investimento do Governo do Estado, celebrado por meio do Termo de Fomento.
Como bom contador de histórias que é, o Carnaval paulistano vai reunir partes da história da Independência do Brasil a partir de outubro, na Fábrica do Samba, em São Paulo. Para celebrar o lançamento da parceria, a Liga-SP recebe, nesta quinta-feira (29), o secretário Sérgio Sá Leitão na quadra da Mancha Verde, com direito a um show da anfitriã e campeã do Carnaval SP 2022, a partir das 19h30. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Bicentenário Contado por Enredos e Fantasias

 Entre outubro e dezembro de 2022, o Carnaval empresta sua narrativa multifacetada para reunir recortes da história da Independência do Brasil. A exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos. A proposta é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, através das práticas carnavalescas.
E para abrigar a exposição, nada melhor do que a Fábrica do Samba, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas. Os visitantes serão recebidos na entrada com alegorias temáticas de 3 e 5 metros de altura. Dentro do galpão, semelhante aos usados pelas escolas instaladas no complexo, serão 10 estações carnavalescas sobre o Bicentenário, além de visitas guiadas, espaços de vivência artística e shows das escolas de samba aos fins de semana. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre. A programação oficial será divulgada em breve.
“Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é um projeto realizado pela Liga-SP, com o fundamental apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do governador Rodrigo Garcia, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sob gestão do secretário Sérgio Sá Leitão.
Lançamento da parceria do projeto “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”
Quando: 29 de setembro, quinta-feira, às 19h30
Onde: Mancha Verde – Rua Norma de Luca, nº 550, Barra Funda
Quanto: entrada gratuita