Pérola Negra Promove Festa de Lançamento do Samba-Enredo 2025. Confira!!!!!

Pérola Negra Promove Festa de Lançamento do Samba-Enredo 2025

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, a escola de samba Pérola Negra realizará uma grande festa para o lançamento oficial do seu samba-enredo para o Carnaval de 2025. O evento promete ser uma noite de muita animação e contará com várias atrações especiais, incluindo a apresentação do 1º e 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira. Para embalar ainda mais a festa, o cantor Carica Sensação fará um show especial.

A festa também terá a presença ilustre da Mancha Verde, escola convidada da noite, que promete agitar o público com sua apresentação, garantindo ainda mais energia para o evento.

Informações do Evento

  • Data: Sexta-feira, 13 de setembro de 2024
  • Horário: A partir das 21h
  • Local: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros
  • Ingressos:
    • R$ 15,00 (Lote 1)
    • Camarote: R$ 600 (para 10 pessoas)

Garanta seu ingresso clicando [aqui].

No Carnaval de 2025, a Pérola Negra apresentará o enredo “Exu Mulher”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Meiners. A escola será a quinta a desfilar no dia 22 de fevereiro pelo Grupo de Acesso 2. O tema promete uma abordagem rica e culturalmente significativa, explorando as nuances e a força da figura de Exu em sua representação feminina.

 

Confira texto divulgado pela agremiação sobre o enredo

Em novembro de 2023, a autora Claudia Alexandre traz um debate sobre o estudo das tradições e religiosidades afro-brasileiras através do livro “Exu Mulher e o Matriarcado Nagô”. A obra, inspirada na tese de doutorado da autora, exemplifica que na formação dos candomblés de tradição iorubá-nagô, cujos terreiros cultuam Exu/Legba/Elegbará, o racismo religioso ganha centralidade a partir da figura de Exu e reivindica seu lado feminino, algo pouco explorado na literatura.
A masculinização e a demonização foram as principais transformações que Exu sofreu na travessia atlântica. A ênfase na representação da divindade como símbolo de masculinidade, especialmente destacando o falo, acabou por excluir completamente qualquer traço de feminilidade. Inicialmente, houve resistência por parte das lideranças mais antigas em iniciar filhos e filhas de Exu e as justificativas fornecidas apenas reforçavam a concepção demoníaca da divindade. Essas restrições podem ter levado ao ocultamento e silenciamento sobre a existência do aspecto feminino de Exu. Ele é reconhecido como o senhor do movimento, responsável por manter o equilíbrio vital e distribuir igualmente o essencial para a fertilidade e a perpetuação da vida.
Autores do enredo: Rodrigo Meiners e Thiago Meiners
Gostaríamos de parabenizar a jornalista, apresentadora, escritora, mestre e doutora em Ciência da Religião (PUC-SP), Cláudia Alexandre por esta obra maravilhosa, e agradecer publicamente toda atenção, orientação, colaboração e carinho com a nossa Pérola Negra!
Axé! Laroyê!

Relembre o Carnaval 2024

No Carnavalsp de 2024 pelo Grupo de Acesso I, a Escola de Samba Perola Negra entrou em cena como a Quarta agremiação a se apresentar no sambódromo do Anhembi na noite de 11.02.2024. Com o enredo ” Pérola no encanto dos balaios das quebradeiras” desenvolvidos pelo carnavalesco@andremarins14 .
A Agremiação ficou em 8º lugar com 267,8 Pontos Rebaixada para Grupo de Acesso II

Click no link abaixo e veja todas as fotos do desfile

Perola Negra – Desfile Grupo Acesso I- 11.02.2024