Saudosa Maloca Anuncia Enredo “Agrura – Tempo de Liberdade” para o Carnaval de 2025

A escola de Samba Saudosa Maloca, campeã do Grupo de Acesso 1 de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em 2024, revelou o enredo que levará para a avenida no Carnaval de 2025: “Agrura – Tempo de Liberdade”. Com o objetivo de conquistar o título do Grupo Especial de Bairros, a agremiação da Zona Sul apostará em um tema poderoso e profundo, desenvolvido pelo talentoso carnavalesco Vagner Cavalcante.
Enredo “Agrura – Tempo de Liberdade”
O enredo “Agrura – Tempo de Liberdade” aborda um período sombrio da história do Brasil, focando nas aflições e sofrimentos causados pela colonização europeia. A narrativa explora a invasão das terras brasileiras, a escravização dos negros e o genocídio dos povos indígenas, ressaltando a ambição desenfreada e a brutalidade dos colonizadores.
Texto explicativo do enredo:
Agrura, o mesmo que: Aflições, dissabores, escabrosidade, em suma, dor e sofrimento.
Nosso enredo trata de um momento triste de nossa história, onde europeus invadiram nossa terra, tomando posse de tudo que já tinha dono. Escravizaram negros por pura ambição, mataram indígenas, se apropriando, roubando suas tradições.
Essa história, por vezes ocultada, jamais será apagada! Contudo, um país que nasceu tendo como base muita dor e sofrimento, hoje faz do Carnaval, sua janela para gritar aos quatro cantos. Pois hoje ainda somos escravos de uma sociedade hipócrita e omissa, que tenta apagar a nossa verdadeira história.
Somos a voz da resistência, em busca da nossa liberdade.
Desenvolvimento por Vagner Cavalcante
O carnavalesco Vagner Cavalcante, reconhecido por seu talento em criar desfiles impactantes e emocionantes, será o responsável pelo desenvolvimento deste enredo. Vagner pretende trazer à avenida um desfile que não só rememore as dores do passado, mas também inspire reflexão sobre as injustiças sociais e raciais que persistem na atualidade.
Expectativas para o Carnaval de 2025
A agremiação busca não apenas repetir o sucesso do último carnaval, mas superar as expectativas com um desfile grandioso e conscientizador.
A Saudosa Maloca pretende usar a plataforma do Carnaval para dar voz às histórias ocultadas e para reafirmar seu papel como um bastião de resistência e luta pela liberdade. A escola está determinada a fazer de “Agrura – Tempo de Liberdade” um grito de alerta e um chamado à ação contra a injustiça e a opressão.
A Luta pela Liberdade
Através de “Agrura – Tempo de Liberdade”, a Saudosa Maloca deseja relembrar a todos que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito na luta contra o racismo e a desigualdade. A escola usará sua arte para educar, inspirar e motivar a sociedade a não esquecer as raízes de sofrimento e a continuar a luta por um futuro mais justo e igualitário.