Unidos de São Lucas define samba-enredo para o carnaval de 2025

Unidos de São Lucas Define Samba-Enredo para o Carnaval de 2025

Na noite do ultimo sábado (20), a Unidos de São Lucas selecionou seu samba-enredo para o Carnaval de 2025, ocasião em que abrirá os desfiles do Grupo de Acesso 1.

Final Empolgante com Quatro Parcerias

Após a inscrição de treze composições, quatro parcerias de compositores avançaram para a final. A comunidade se reuniu em um dia agitado na quadra da escola, que contou com um “Arraiá” no final da tarde, a apresentação oficial da nova rainha de bateria Pepita e muita comemoração promovida pelas torcidas dos concorrentes.

Hino Vencedor: “Ijexá”

O samba vencedor, que será o tema do enredo “Ijexá” desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Dias, será entoado na Avenida pelo intérprete Tuca Maia. A composição é assinada por Ricardinho Olaria e Bruno Leite.

Confira a letra do Samba:

Que som é esse que ecoa do tambor
Pega o xequerê
Traz o agogô
Minha São Lucas vai te levar
No toque do Ijexá

Saravá, Saravá
Oraieieô
Saravá
Salve o povo Iorubá

A dádiva que vem do Olorum
Reflete no espelho de Oxum
A pele preta conduziu o meu destino
Pelo compasso de um ritmo divino
Vou pra Domirixá saudar meus orixás
Para receber o meu axé
Força ancestral e fé

Agoyê, agoyê
É da Bahia o batuque o Ilê
Agoyê, agoyê
É da Bahia o batuque o Ilê

Vem ver o meu afoxé
A luta do candomblé
O povo preto vem mostrar o seu valor
Cai na ginga Iaiá, o cortejo chegou
Cai na ginga Iaiá, o cortejo chegou

Que as águas do Pai Oxalá
Venham purificar com ijexá
Que leva a magia do som
A emocionar na canção popular

 

Carnaval 2025 “Ijexá”  desenvolvido carnavalesco Fernando Dias, que ostenta a responsabilidade pelo desenvolvimento artístico pelo segundo ano consecutivo, a Unidos de São Lucas

Refletido no espelho de oxum, à história se revela, rica como o ouro, foi escrita à mão através da vida de pretos ancestrais da etnia iorubá. Lembramos aqui um histórico reino nigeriano situado em uma região conhecida como Ijexalândia. Os ijexás possuem uma origem mística que os associam como descendentes de Odudua. São conhecidos por sua determinação e bravura em batalhas.
Em uma época onde o preconceito e a discriminação aos negros, se fazia fortemente presente no Brasil, as proibições de atos e elementos da cultura afro-brasileira, eram uma ferramenta para o embranquecimento da sociedade, que via o povo preto como uma raça inferior. Um infeliz momento da história que é amenizada nas páginas dos grandes livros, mas é lembrada e contada pelo povo de fé dos terreiros, através de histórias ancestrais passadas de pais para filhos. É nesta época que o Afoxé desperta aos olhos de todos como um ato de resistência cultural, pelas ruas, levando a cultura dos terreiros e o orgulho de sua gente, aos braços da população.
Da Bahia para o Brasil, o Ijexá encantou, ganhou respeito e levou o coração da cultura afro-brasileira até as pessoas mais afastadas. O terreiro ganhou as ruas, e a ancestralidade que um dia atravessou o mar, chegou em forma de conhecimento, desmistificando aqueles que não aceitavam o ritmo sagrado dos orixás e influenciando vários ritmos musicais brasileiros.
USL 2025

Relembre o Carnaval 2024 

Enredo “O Canto das Três Raças, O Grito de Alforria do Trabalhador”, o enredo  desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Dias.

Clique aqui e reveja as fotos do desfile